O SUS Turismo é um projecto financiado pela União Europeia e que inclui Universidades e Instituições baseadas na União Europeia, nomeadamente em Portugal e em Espanha, além de Universidades Angolanas e Cabo-verdianas.
O objectivo do projecto é, numa primeira fase, que as Universidades e Instituições da União Europeia, que têm no seu corpo docente e de colaboradores especialistas na área do turismo sustentável, formem, na área do Turismo Sustentável, docentes das Universidades baseadas em Angola e Cabo Verde. Por sua vez, os docentes formados e devidamente certificados pelo Projecto, deverão formar na área do turismo sustentável um grupo de pessoas previamente seleccionadas de acordo aos critérios definidos pelo Projecto.
Esta formação decorrerá nos meses de Outubro e Novembro de 2024 com datas específicas ainda a definir pela Lusíada de Benguela. O número mínimo de formandos é 16, que receberão a certificação da UE. No entanto, podem ser seleccionados até cerca de 30 formandos, dos quais até 8 podem ser externos à Lusíada (não serem estudantes da Lusíada). Entre outros critérios, deve ser garantida a equidade de género e inclusão (formandos carenciados). O projecto termina na semana de 26 de Maio de 2025. A semana de encerramento decorrerá no Namibe e deverá ser organizada em conjunto pelo ISPLB, ISPLH e Universidade do Namibe (instituições Angolanas participantes). Nesta semana será apresentado o projecto de empreendedorismo turístico vencedor.
Um dos requisitos para ser formando é a proposta de um projecto de turismo sustentável até uma página. Esta será desenvolvida com os conhecimentos adquiridos durante o curso.