O curso de licenciatura em Contabilidade do ISPLB, foi criado através do Decreto executivo N.º 121/04, de 26 de Outubro de 2004, e autorizado através do Decreto N.º 193/16, de 7 de Abril. Como forma a aprimorar, e adequar-se a realidade pela qual a sociedade vem passando, bem como, atender às exigências actuais de mercado
A licenciatura em Contabilidade do Departamento de Ciências Económicas e Empresariais (DCEE) do Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela (ISPLB) conta com um corpo docente qualificado e um plano de estudos que proporciona uma formação completa dos futuros contabilistas, com uma estrutura curricular que articula unidades curriculares de base como a Economia, Gestão e Métodos Quantitativos, com unidades curriculares das áreas funcionais da Contabilidade e Finanças e unidades curriculares integradoras como Análise e Gestão Financeira. Em paralelo, para além de uma sólida formação nas várias áreas das ciências empresariais, beneficia do contributo de outras unidades curriculares das Ciências Sociais, do Direito, da Matemática e da Informática. Assim, A formação superior em Contabilidade pelo ISPLB alia uma forte componente de formação nas áreas essenciais da modelação matemática e dos princípios de finanças, com áreas aplicadas e orientadas para o controlo de gestão e para o exercício das funções actualmente mais relevantes em contexto empresarial, nomeadamente as que dizem respeito à auditoria, consultoria e áreas especializadas da contabilidade.
A licenciatura em Contabilidade tem a seguinte estrutura básica de funcionamento:
No ISPLB é sempre dada prioridade à formação com objectivos de colocação no mercado de trabalho, dotando os estudantes com as competências mais apropriadas ao desempenho da sua actividade em múltiplas saídas profissionais. Assim, o curso de licenciatura foi concebido de forma a proporcionar uma formação completa dos futuros contabilistas sendo que esta formação corresponde à necessidade pluridisciplinar do contabilista de forma e dar resposta aos novos desafios mais internacionalizada e global.

Definem-se os seguintes objectivos específicos para os estudantes da licenciatura em Contabilidade do ISP Lusíada de Benguela:

Os estudantes que pretendam estudar Contabilidade no ISP Lusíada de Benguela deverá assumir um pensamento crítico que os capacita no desempenho de tarefas de avaliação, assessoria e gestão de assuntos contabilísticos e financeiros, de forma a atender às necessidades dos utentes das informações contabilísticas

Estão previstas duas formas de acesso ao curso de Contabilidade do ISP Lusíada de Benguela:

Os licenciados em Contabilidade pelo ISPLB encontram-se preparados para fazerem face às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional. No ISPLB é sempre dada prioridade à formação com objectivos de colocação no mercado de trabalho, dotando-se os estudantes com as competências mais apropriadas ao desempenho da sua actividade em múltiplas saídas profissionais. Os licenciados do ISPLB empregam-se nos principais sectores da vida económica, financeira e empresarial, designadamente nos seguintes domínios e áreas de exercício profissional:

Tratando-se de uma licenciatura de área científica, os estudantes recebem alguma formação inicial normalmente comum às licenciaturas em áreas científicas, com diversas unidades curriculares de Matemática, entre outras. A licenciatura em Contabilidade tem uma duração de quatro anos lectivos, compreendidos em 8 semestres, com um total de 33 unidades curriculares e 7 unidades curriculares anuais. Todas as unidades curriculares têm carácter de aulas teóricas e/ou aulas práticas. A conclusão com aproveitamento de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos e a defesa com sucesso do trabalho de conclusão de curso e/ou do relatório de estágio confere ao estudante o direito à atribuição do grau de licenciado.

O curso de Licenciatura em Contabilidade está organizado num único ciclo de formação de quatro anos, dando-se no 1º ano uma tónica muito particular à formação em Matemática, Língua Inglesa e Língua Portuguesa, revendo-se e consolidando-se conhecimentos adquiridos no ensino secundário que devem constituir a base para a introdução de novos conhecimentos nas áreas de especialidade onde se desenvolve o curso.
